terça-feira, 31 de março de 2015

Danos causados pelos raios UV ao couro cabeludo

O Verão se foi, e agora o tempinho ameno do Outono chegou. No entanto, não podemos nos descuidar da pele.

Durante o verão, sofremos com alta radiação solar, a qual sabemos que é extremamente nociva para a saúde da nossa pele, caso seja recebida em excesso e entre 10h e 16h. Somos alertados pela mídia sobre os cuidados que devemos ter para prevenir queimaduras e câncer de pele. Todavia, com a chegada do outono, continuamos sofrendo com a incidência dos raios ultravioleta, mas pouco se fala sobre o assunto.

Que o sol é importante, não temos dúvida, pois ele é responsável  pela fotossíntese nas plantas e favorece a produção e absorção de vitamina do complexo D pelo nosso organismo, mas para desfrutar  dos seus benefícios, 15 minutos são o suficiente e, claro, antes das 10h.

Embora, o sol seja mais tímido no outono, os cuidados com a pele não podem ser negligenciados. E quando digo pele, me refiro ao couro cabeludo também, cuja exposição demasiada ao sol ou à luz branca pode ocasionar queimaduras, podendo se manifestar com vermelhidão e coceira local. Em alguns casos de reincidência, há o surgimento do câncer de pele, cuja detecção é mais complicada.


Para evitarmos  tais complicações, os dermatologistas recomendam o uso do protetor solar fator 30, mesmo quando estivermos em local fechado, mas sob os efeitos nocivos dos raios UV da luz branca. Eles causam danos e mancham a pele, assim como o sol. O mesmo cuidado devemos ter com o couro cabeludo,mas de preferência protetor em spray e próprio para os cabelos, a fim de evitar a oleosidade excessiva da região; o uso de chapéu ou boné também é essencial e existem já tecidos especiais com bloqueador solar.

Tomados esses cuidados, podemos gozar dos benefícios do astro rei em qualquer estação.


sites consultados:



Até mais, meninas!

Bjks ; D