quinta-feira, 2 de abril de 2015

Inovar para economizar na Páscoa

Há algumas semanas, conversando com a minha amiga Débora Misseno, comentei que sabia fazer ovos de chocolate. Logo ela ficou empolgada e viu ali uma oportunidade de economizar, visto que deseja junto com a sogra e a cunhada Ana Paula fazer a festa de 12 crianças e mais 10 criançonas, rs.

No fim de semana foram a Chocolândia, situada em São José dos Campos, e fizeram a festa. Compraram 10 kg de chocolate ( ao leite, branco e cobertura), flocos de arroz, cápsulas de licor (para os adultos, claro), embalagem, formas, papel chumbo, fita e copinhos. Segundo Débora, o gasto total foi de aproximadamente R$ 400,00, mas como dividiram, esse valor caiu para R$ 80,00/pessoa. 

Ontem, embora um pouco dolorida ainda por causa da Dengue, fui dar a minha colaboração, isto é, ensinar como fazer ovos de páscoa e bombons saborosos. gastando pouco.

Primeiramente, orientei-as a picar uma barra de 2 kg de chocolate de boa qualidade e 1/2 kg de um próprio para cobertura. Despejá-lo em um refratário fundo e reservar.

Em seguida, colocar água em uma forma de bolo funda para ferver. Assim que a água entrar em ebulição, desligar o fogo e colocar o refratário com o chocolate. Calmamente vá mexendo o chocolate até que esteja todo derretido. Bata o chocolate já líquido, para que fique brilhoso e bonito aos olhos.

Depois é só colocar uma pequena quantidade na forma e ir espalhando o chocolate até que pare de escorrer, cubra com papel alumínio . vire-o para baixo, leve-o à geladeira para secar. Repita esse processo 3 vezes ou mais, a fim de que fiquem grossinhas as paredes dos ovos.



Como eram 8 formas para confeccionar ovos de 500g, em 2h e 30 minutos, fizemos 4 ovos de flocos, modéstia a parte, ficaram divinos.

Enquanto esperávamos os ovos secarem, fizemos bombons de licor. Mesmo procedimento, fizemos a borda, ou seja, colocamos um pouco de chocolate para cada bombom, espalhamos, forramos com papel alumínio, viramos para baixo e levamos à geladeira para secar. Passados alguns minutos, colocamos uma gotinha de chocolate e colamos a bala de licor. Enchemos, ao final todas elas, e mais uma vez, levamos à geladeira.






Dica: 


  1. Como saber que o chocolate está seco? Observar se a forma está esbranquiçada e para desinformar, basta dar uma leve batidinha, nada de apertar.
  2. Se quiser fazer de flocos, basta na segunda camada, espalhar o chocolate e salpicar flocos de arroz a gosto. Sempre virando-o para baixo sobre alumínio e esperando secar. Depois cobrir com camada generosa de chocolate e repetir procedimento.
  3. Se deseja fazer trufado, mesma coisa na segunda camada espalhar a trufa e cobrir com chocolate.
Bem, minha amiga ficou feliz com o resultado e o custo benefício, espero que você curtam também.



Até mais, pessoal!

Bjks ;D