quinta-feira, 30 de abril de 2015

Bolo salgado ou torta salgada sem glúten

Feriadão chegando...friozinho batendo à porta...que tal saborear um levíssimo bolo salgado, também chamado de Torta salgada em Sampa?
Como ultimamente tenho percebido que a minha digestão anda difícil ao ingerir farinha branca, tenho feito alguns testes na cozinha com outras farinhas sem glúten, colaborando bastante com o meu organismo. A última experiência foi o bolo salgado, o qual, na minha opinião, ficou muito bom.  E além de ser rápido de se fazer, é muito prático e fácil. Vou parar de blá, blá, blá e irei ao assunto.


Ingredientes (Massa)

1 xícara de farinha de arroz
1 xícara de polvilho doce
1/2 xícara de óleo (particularmente prefiro de canola)
2 ovos médios
1 colher de sopa de fermento
1 xícara de leite

Obs.: Recheio

Faça o de sua preferência: frango, carne, queijo e presunto ou calabresa fresca com ricota, como eu fiz. Cuidado apenas para não ficar muito líquido.

Modo de preparar

No liquidificador, coloque os ovos, o óleo, a farinha, o polvilho e o leite. Bata até virar um creme consistente. Por fim, adicione o fermento e misture-o levemente sem bater. Despeje a massa em um tabuleiro untado e por cima o recheio. Espalhe o recheio na massa, depois leve ao forno por uns 40 minutos a 180º (graus). Sirva-o ainda quentinho.

Bom apetite e tenham um ótimo feriado!

Bjks ;D