quarta-feira, 18 de junho de 2014

Escondidinho do papai

Nesse fim de semana, meu pai fez um escondidinho de lamber os beiços, rs. Embora com ingredientes do nosso cotidiano, ele colocou muito amor, porque estou sentindo o gostinho até agora. 
Bom, vou parar de falar e compartilharei a receita passo-a-passo.



Ingredientes para a massa e para o molho

1 kg de aipim (mandioca) cozido ou batata
4 dentes de alho 
coentro fresco a gosto
1 kg de carne moída ou carne seca
1 tomate
1 pimentão
2 ovos
250g de muçarela
1/2 pimenta dedo de moça
1 cebola
1 colher (sopa) de margarina
1 caixa de creme de leite
1 sachê de molho de tomate
sal a gosto
1 fio de óleo
50g de queijo ralado

Modo de preparo: MASSA

Esprema o aipim (mandioca) ainda quente e adicione 1 ovo, 1 dente de alho picado, a margarina, o creme de leite, o coentro picado e um pouco do molho da carne moída. Misture bem até a massa ficar homogênea e reserve.

Modo de preparo: MOLHO

Em uma panela média, coloque a carne moída, a cebola, o pimentão, o tomate, o alho e o coentro, tudo bem picadinho. Despeje o óleo e leve ao fogo médio. Mexa até dourar a carne. Depois acrescente o molho de tomate e espere encorpar.

DICA: se preferir carne seca, ferva antes, para retirar o excesso de sal. Depois cozinhe por aproximadamente 30 minutos em panela de pressão. Em seguida desfie a carne e siga com os preparos do molho.

MONTAGEM

Primeiramente, unte um refratário com margarina e forre com uma camada de massa. Depois espalhe uma parte do molho de carne moída e cubra com muçarela. Faça outra camada de massa, adicione o restante do molho e espalhe 1 ovo batido por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 25 minutos. Retire o escondidinho do forno, salpique o queijo ralado e deixe-o gratinar por mais 10 minutos. Sirva-o quente.

Tenho certeza que irão adorar.
Bjks!