Petrópolis (RJ) - "Cidade Imperial"

Friozinho combina com...serra, por isso a dica para este fim de semana é Petrópolis, a cidade imperial. O verde exuberante de sua Mata Atlântica seduziu o imperador D. Pedro II, o qual decidiu construir o seu Palácio, cuja visitação é de terça a domingo e custa R$ 8,00 a inteira e R$ 4,00 a meia (estudantes, professores e maiores de 60 anos). Ahhhh!!!! Tem programação especial para este feriado, que é o espetáculo de Som e luz às 20:45h.
Não só a cidade é um conjunto fantástico de cultura e arte, mas também de lazer, gastronomia, compras e beleza natural. A cada ponto da cidade nos deparamos com a história de nosso país, seja em sua composição arquitetônica, seja no aspecto paisagístico, com suas árvores centenárias presentes ao longo da avenida principal, suas hortênsias azuis, embelezando os jardins da cidade e o verde de sua mata compondo o fundo.

Além disso, muitos personagens ilustres de nossa história enriqueceram o lugar com um acervo formidável, é o caso da casa de Santos Dumont, cuja superstição de seu morador a fez única em engenhosidade e curiosidade. Bem perto dali, encontramos o museu de cera, com personagens que se destacaram nas telinhas do cinema, no esporte e na trajetória do país. 

Se estiver interessado em algo mais pitoresco, a opção é passear de charrete (réplicas das carruagens vitorianas do séc.. XIX) pela centro de Petrópolis e conhecer os principais pontos turísticos, como o Palácio de Cristal (construído para expor flores, frutos e pássaros) e a catedral, onde estão os sarcófagos da Princesa Isabel e seu marido o Conde D' Eu.

Petrópolis também é conhecida por suas fábricas de roupas e tem uma das ruas mais conhecidas, em razão das lojas de malhas de inverno, a qual se chama Rua Teresa. Se quiser aproveitar para renovar o guarda-roupa de inverno, ou comprar já o presentinho do dia das mães, poderá fazer tudo em um só lugar. Só fique esperta, pois no feriado as lojas estarão fechadas.

A cidade é agradabilíssima como um todo, pois as praças são um charme só, em que podemos contemplar a vida sentados em seus  gramados, comer pipoca, enquanto as crianças se divertem no passeio de charrete puxadas por pôneis,  relaxar, namorar, ler um bom livro tranquilamente...enfim, gozar de simples prazeres do cotidiano. E se desejar, pode experimentar o jardim do Palácio Quitandinha também, o qual possui uma bela vista para o lago, além de permitir a visitação de seu interior.

Palácio Quitandinha

Por fim, desfrute das delícias oferecidas nos cafés e padarias da "Cidade Imperial", vale a pena conferir. 

Espero que tenham gostado da dica para este fim de semana.

Vivam intensamente!
Bjks, meninas!

Comentários