quinta-feira, 17 de abril de 2014

A capoeira e as inteligências múltiplas

Todo aula de capoeira, para mim, é um grande desafio, imaginem a cena...uma balzaquiana, acima do peso e tendo que plantar bananeira...pois é. Ainda bem que sou motivada pelo desejo de aprender a jogar capoeira, agora que tenho oportunidade e um professor paciente.  
A vida inteira só estudei, atividade física só nas aulas de educação física. Logo pulei todas as peraltices da infância. Ritmo...nenhum, sem jeito mandou lembrança, rsrsrs. E por aí vai.
Em todas as aulas o mestre diz que a capoeira angola está alicerçada no jogo ou luta (como preferirem), na música e na história. Tirando a história, os outros são grandes desafios, pois nunca tive essas inteligências estimuladas.
Segundo Gadner, temos 7 inteligências, mas nem todas trabalhadas na infância, por isso uma sobressai mais que a outra. Eis elas:

"1. Inteligências Lingüísticas: característica dos poetas; 
2. Inteligências Lógico-Matemática: à Capacidade lógica e matemática ; 
3. Inteligências Espacial: à capacidade de formar um mundo espacial e de ser capaz de 
manobrar e operar utilizando esse modelo (Marinheiros, Engenheiros, cirurgiões, etc.); 
4. Inteligência Musical: possuir o dom da música como Mozart ; 
5. Inteligência Corporal-Cinestésica: capacidade de resolver problemas ou elaborar 
produtos utilizando o corpo (Dançarinos, Atletas, artistas, etc.); 
6. Inteligência Interpessoal: capacidade de compreender outras pessoas (Vendedores, 
Políticos, Professores, etc.); 
7. Inteligência Intrapessoal: capacidade correlativa, voltada para dentro. Capacidade de 
formar um modelo acurado e verídico de si mesmo e de utilizar esse modelo para operar 
efetivamente na vida. "

Sempre brinco com o professor ( mestre), dizendo que não tive infância. Ele me responde rindo que nunca é tarde, e me põe pra plantar bananeira...coisa que nunca tinha feito na vida...enquanto a garotada está fazendo sem maiores problemas. 

Quando chegam os passos de defesa da capoeira, tomo outra coça, pois é um conjunto de reflexo, flexibilidade e ginga incrível. Haja inteligência corporal - cinestésica. 

Quando acho que já está difícil, vem a parte dos instrumentos musicais da capoeira angola. Iniciamos pelo atabaque, atualmente chamado de tambor devido ao preconceito religioso. Como são três batidas, até que dessa vez foi fácil. Agora me esperam o agogô, pandeiro, reco-reco e o berimbau, o qual já experimentei e fui um desastre, rsrs.

A capoeira é uma atividade bem interessante, pois estimula várias habilidades adormecidas em nós, além do respeito ao próximo.

Pratiquem, meninas!

Bjks. ;D